Patologia nas Obras Civis
SOBRE O CURSO
A pós-graduação em Patologia nas Obras Civis do IDD - Educação Avançada é uma especialização completa e única no mercado que abrange com profundidade o tema, explorando a patologia nas construções nos seus principais aspectos: do diagnóstico às mais diferentes técnicas de reparo e reforço.
Curso cadastrado no sistema CONFEA/CREA, confira aqui!
OBJETIVO
Ao apresentar alternativas corretas para a execução de detalhes construtivos que evitam o aparecimento das indesejáveis manifestações patológicas, popularmente conhecidas como "patologias", o curso fornece conhecimentos e ferramentas aos alunos e profissionais para que possam:
Realizar inspeções prediais;
Diagnosticar a origem das manifestações patológicas nas obras;
Redigir laudos técnicos;
Especificar produtos e técnicas de recuperação de estruturas;
Fiscalizar serviços de recuperação e reforço de estruturas;
Quantificar produtos e serviços de obras de recuperação;
Orçar obras de recuperação e reforço;
Monitorar estruturas;
Conhecer a utilização de novas técnicas e produtos relacionados com a área;
Pesquisar soluções para problemas de engenharia.
PÚBLICO-ALVO
Graduados em Engenharia Civil e Arquitetura, tecnólogos em Construção Civil e profissionais de áreas correlatas que atuam ou desejam atuar na área.
DIFERENCIAIS
O primeiro curso lançado pelo IDD - Educação Avançada, pioneiro neste segmento;
Responsável pela formação de centenas de profissionais que hoje ocupam posições de destaque no mercado;
Corpo docente formado por profissionais reconhecidos nacionalmente como referências em suas áreas de atuação assim como na esfera acadêmica.
POR QUE FAZER A PÓS-GRADUAÇÃO EM PATOLOGIA NAS OBRAS CIVIS DO IDD?
É sabido que as obras se deterioram com o passar do tempo e podem chegar ao fim da sua vida útil antes do previsto. Nesse cenário, as manifestações patológicas e suas consequências nas obras têm grande impacto nos aspectos econômicos, sociais e de segurança. A visão sobre o cenário desta área demonstra que:
Na distribuição dos recursos da indústria da Construção Civil, em países desenvolvidos, estima-se que 40% são destinados para projetos de recuperação e reforço das construções;
Em edificações residenciais com mais de 30 anos, a incidência de acidentes prediais tem como origem anomalia construtiva (34%) e falhas de manutenção e uso (66%);
Em 2013 foi aprovado no Brasil o Projeto de Lei nº 3370/12 que obriga todos os edifícios a passar por inspeção do estado geral de solidez e funcionalidade a cada cinco anos. Para prédios com mais de 20 anos, o intervalo entre as inspeções cai para três anos. Logo, o país apresenta uma grande demanda por profissionais especializados para atuar na recuperação e manutenção de edificações com incidências patológicas.
Duração: 24 meses
Carga Horária: 440 h.a.
Periodicidade: Mensal
- Patologia nas Obras Civis - Uma Visão Geral; - Desempenho, Durabilidade e Vida Útil das Estruturas; - Patologia nas Alvenarias e Revestimentos; - Orçamento de Obras de Recuperação; - Redação de Relatórios Técnicos; - Química Aplicada às Construções; - Problemas Técnico Jurídicos em Construção e Redação de Laudos Periciais; - Sistemas de Impermeabilização; - Patologia em Sistemas de Impermeabilização; - Patologia nas Fundações; |
- Patologia nos Sistemas Hidráulicos; - Patologia em Estruturas Metálicas e de Madeira; - Reforço Estrutural; - Noções do Efeito de Incêncio em Estruturas; - Patologia em Edificações de Patrimônio Histórico; - Assistência Tecnica; |