Imagem
Pós-Graduação

Energias Renováveis

Início previsto: agosto de 2022

CENÁRIO ATUAL E MERCADO DE TRABALHO

Segundo o Balanço Energético Nacional (2013), fatores como o aumento da população mundial, do número de veículos por habitante e da renda per capita, estão mudando o perfil de consumo brasileiro, em um ritmo que não consegue ser acompanhado pela capacidade de produção e distribuição de energia.

Comparativamente, um cidadão norte americano consome por ano, cerca de cinco vezes mais energia que um brasileiro e quatro vezes mais que um chinês. Essa análise permite concluir que o crescimento da demanda por energia de países como os Brics tende a aumentar consideravelmente. O mesmo relatório também alerta que, em pleno século 21, cerca de 1,2 bilhão de pessoas no mundo não têm acesso à eletricidade, e outros 2,8 bilhões de pessoas ainda utilizam madeira ou outros tipos de biomassa para cozinhar e aquecer suas casas.

O consumo de energia no Brasil cresceu quatro vezes mais que o PIB. A energia produzida pelas usinas hidrelétricas está sendo afetada pela sazonalidade mas, para compensar, a utilização de usinas termelétricas tem aumentado - o que impactou diretamente o custo da energia nos últimos anos.

Para melhorar o atendimento da população e reduzir custos, o país necessita utilizar novas fontes de energia, melhorar a distribuição e racionalizar o consumo.

Fontes alternativas de energia, como a eólica, a solar e a biomassa, já estão sendo exploradas por empresas estatais, grandes multinacionais produtoras de energia e até por pequenos consumidores através das Micro-Grids.

Esse cenário de falta de recursos e necessidade de crescimento faz com que o mercado esteja aquecido, com alto volume de investimentos no setor. O Brasil precisa de novas fontes de energia, instalação de novas usinas, melhorias na estrutura de distribuição e principalmente de profissionais capacitados para atuar com os diversos tipos de energia.

Diante deste contexto e por acreditar na importância da área dentro da Engenharia Elétrica e de Energia, o Instituto IDD em parceria com a Trend Innovation Labs, oferta o curso de pós-graduação em Energias Renováveis, que abrange com profundidade o tema, explorando o setor de energia nos seus principais aspectos: a geração sustentável, a comercialização e a conservação da energia.

 

OBJETIVOS DO CURSO

Ao apresentar alternativas de geração, comercialização e conservação de energia, o curso viabiliza que os alunos sejam capazes de:

1. Identificar formas de produção de energia disponíveis na matriz energética;

2. Conhecer as principais formas de produção de energia renovável: Hidrelétrica (PCHs e CGHs), Eólica, Solar, Biomassa e Biocombustíveis;

3. Identificar tecnicamente as melhores alternativas de geração de energia para cada tipo de aplicação e região.

4. Conhecer modelos de comercialização de energia, modelos de financiamento de projetos e os smartgrids;

5. Elaborar planos de viabilidade de implantação para os sistemas de geração de energia renovável;

6. Conhecer a utilização de novas técnicas e produtos relacionados com a área;

7. Pesquisar soluções para problemas da área.

 

PÚBLICO-ALVO

O curso de pós-graduação em Energias Renováveis destina-se aos Profissionais graduados em cursos de Engenharia, Tecnologia, Meio Ambiente e áreas correlatas, assim como para profissionais que desejam atuar na área.

 

+ DO CURSO

A pós-graduação em Energias Renováveis é um dos primeiros cursos do IDD focado em outras áreas da engenharia e além desse campo, se apresentando como um grande passo para a instituição e seu trabalho que conta com mais de 10 anos.

Modalidade: on-line

Carga Horária: 440 h.a.

Periodicidade: Mensal

Horário das Aulas:
Sexta-feira: 18h30 às 22h55 | Sábado: 08h00 às 12h25 | 13h30 às 17h55 | Domingo: 08h00 às 12h25

Tenho interesse neste curso!

Investimento

Taxa de inscrição: R$ 175,00

 

24x de R$ 585,00
Consulte-nos para opções de descontos e parcelamentos!

O que você irá aprender

Energia e Meio Ambiente
Energia Eólica
Energia Hidrelétrica PCHS e CGHS
Energia Solar
Biomassa e Biocombustíveis
Comercialização de Energia e Smart Grids
Energia Térmica e Nuclear
Eficiência Energética
Novas Fontes de Energia
Planejamento Estratégico do Mercado de Energia

Corpo Docente

Você em contato direto com alguns dos principais professores do mercado
Luciano Carstens, M.Sc.
Coordenador
LACTEC - PR
Susan Karp, Dra.
Professor
Palestrante Convidada - PR
Emerson Luis Alberti, M.Sc.
Professor
LACTEC - PR
Marcio Elizeu Machado, Esp.
Professor
Elementos Brasil - PR
O IDD está preparando uma novidade para a sua formação, com cursos que irão turbinar o seu currículo.

Quer saber mais?