Imagem
Extensão

Projeto de Durabilidade e Técnicas de Avaliação, Reabilitação e Monitoramento em Estruturas de Concreto Armado

Em breve

CONTEXTUALIZAÇÃO DO CENÁRIO ATUAL:

A notável evolução do conhecimento aplicado a cálculos estruturais possibilitou o projeto de estruturas cada vez mais esbeltas e que utilizem os materiais constituintes mais próximos a seus limites. Assim, a crescente incidência de manifestações patológicas e falhas nestas estruturas aumentou consideravelmente a preocupação do meio técnico com a durabilidade, que passou a ser um dos maiores focos de pesquisas na área, nas últimas décadas.
No entanto, as normas técnicas ainda abordam de forma superficial os requisitos necessários para o projeto de estruturas de concreto armado duráveis (VUP superior a 50 anos). Além de abordarem apenas parâmetros primários, como relação água/cimento do concreto e espessura de cobrimento, estas normas apresentam classificações genéricas quanto à classificação do ambiente. Assim, é urgente a necessidade de procedimentos claros para a elaboração de projetos de durabilidade, possibilitando à estrutura atingir a VUP exigida pela NBR 15575 (norma de desempenho).
Este curso apresenta diversos critérios e linhas de pensamento a serem seguidas por projetistas que já possuam algum conhecimento sobre durabilidade e vida útil, corrosão e outros processos degradativos, sendo um fechamento ideal deste curso, em sua terceira etapa. De forma complementar, serão abordadas as mais tradicionais e modernas técnicas de análise e intervenção, auxiliando na resolução dos graves problemas consequentes dos fenômenos degradativos.

Este curso possui como foco principal a transmissão dos conhecimentos sobre os passos necessários para a elaboração de um projeto de durabilidade, desde as etapas pré-projeto até a seleção de materiais e escolha de métodos de monitoramento, com estudos de caso. Além disso, o curso abordará diversas técnicas de avaliação, reabilitação e monitoramento de estruturas já existentes.

 

OBJETIVOS:

01. CAPACITAR para desenvolvimento de  Projeto de Durabilidade:
     a) Pré-projeto (concepção);

     b) Projeto Estrutural;

     c) Materiais Utilizados;

     d) Métodos de Proteção;

     e) Monitoramento Contínuo.

02. CAPACITAR para o entendimento e diferenciação crítica dos diversos fenômenos de degradação no concreto e como realizar a recuperação mais adequada;

03. CAPACITAR para decidir qual o melhor sistema de monitoramento para cada tipo de estrutura e condição de exposição 

 

PÚBLICO ALVO:

O curso destina-se a Engenheiros Civis, Arquitetos, Tecnólogos e Profissionais que desejem se aprimorar no tema.


Histórico:  

4ª TURMA - OnLine ao vivo - 2023

3ª TURMA - OnLine ao vivo - 2022

2ª TURMA - OnLine ao vivo - 2021

1ª TURMA - OnLine ao vivo - 2020

 

Duração: Sábado e Domingo

Carga Horária: 14 h.a. (OnLine e Ao vivo)

Horário das Aulas:
-Sábado das 08:30h às 12:25h
14:00h às 18:25h
- Domingo das 08:30h às 12:25h (4h.a.)
[Todos os períodos possuem intervalos de 10 min. e 1h.a. corresponde a 50 minutos]

Tenho interesse neste curso!

Investimento

R$ 975,00

O que você irá aprender

- TÓPICO I - CONCEITOS BÁSICOS DE DURABILIDADE E VIDA ÚTIL: Ciclo de vida útil das estruturas de concreto. Conceituação de durabilidade e sua importância. Modelos devida útil e Lei de Sitter. Efeitos do clima na durabilidade.

- TÓPICO II: PROJETO DE DURABILIDADE DE ESTRUTURAS DE CONCRETO ARMADO: Níveis de abordagem, Etapas do Projeto de Durabilidade: Pré-projeto (concepção); Projeto Estrutural; Materiais Utilizados; Métodos de Proteção e Monitoramento Contínuo.Estudos de Caso.

- TÓPICO III: TÉCNICAS DE AVALIAÇÃO, REABILITAÇÃO E MONITORAMENTO: Uso de técnicas como Potencial de Corrosão, Resistividade Elétrica, Reparo Localizado;Aplicação de Inibidores; Proteção Catódica; Dessalinização e Realcalinização.

Corpo Docente

Você em contato direto com alguns dos principais professores do mercado
Daniel Véras Ribeiro, Ph.D.
Professor
UFBA - BA
O IDD está preparando uma novidade para a sua formação, com cursos que irão turbinar o seu currículo.

Quer saber mais?